112 páginas

23 x 27 cm

capa com lâmina de madeira

lombada com costura exposta

Ateliê Editorial

2013

Gustavo Piqueira cria narrativa visual combinando antigos clichês tipográficos e conta a história do Brasil em seu novo livro.

 Utilizando-se apenas de imagens de um catálogo brasileiro de clichês tipográficos do início do século XX (Catálogo de clichés D. Salles Monteiro, publicado em edição fac-similar pela Ateliê Editorial, em 2003), Gustavo Piqueira compõe uma inusitada narrativa visual contemporânea em seu novo livro, Clichês Brasileiros.

Os clichês tipográficos eram matrizes, gravadas em madeira ou metal, utilizadas como complemento figurativo ao conteúdo textual no processo tipográfico de impressão, método dominante na produção de impressos durante quase cinco séculos.

Mas o título do livro não se deve exclusivamente às matrizes usadas para a confecção das ilustrações. A cada virada de página, topamos com outro tipo de clichês brasileiros: dos históricos, como a chegada dos portugueses, a catequização dos índios, a escravidão ou os ciclos do café e do ouro, até clichês do Brasil de hoje, cheio de engarrafamentos, dívidas, condomínios fechados e alienação. Todos retratados com sutil irreverência e grande riqueza gráfica.

O livro possui capa em lâmina de madeira impressa em serigrafia, fixada com fita adesiva, e tem tiragem única de mil exemplares numerados.

Design Observer 50:50 - Estados Unidos (2014)

FPO Design Awards - Estados Unidos (2014)

Red Dot Awards - Alemanha (2014)

iF Design Awards - Alemanha (2014)

Fête du Graphisme - Paris/França (2015)

Core77 Design Awards - Estados Unidos (2014)

BID 14 Ibero-American Design Biennial - Madrid/Espanha (2014)

Good Design Awards - Estados Unidos (2013)

11a Bienal de Design Gráfico ADG - Associação dos Designers Gráficos (2015)

LUSOS Prémios Lusófonos da Criatividade - Portugal (2013)

A' Design Awards - Itália (2014)

BDA Brazil Design Awards (2014)

An exotic treat for all the senses.

Occasionally a book can act as a window on another culture, its people and its history. Gustavo Piqueira’s “Brazilian Clichés” is more of a petting zoo – an exotic treat for all the senses. Inspired by the “Catálogo de clichés” [...]

Publicado no site PaperSpecs, em 17 de novembro de 2015.

Gustavo Piqueira faz do Brasil um enredo de irreverência
e déjà vu.

Publicado na revista Carta Capital,

em 11 de setembro de 2013.

Um livro que
é objeto de arte.

Publicado no Guia da Folha,

em 31 de agosto de 2013.

Uma caixinha
de surpresas.

Em Clichês brasileiros, o designer
e escritor Gustavo Piqueira segue desafiando as possibilidades do livro impresso – desta vez, em uma edição que não tem capa tradicional nem lombada. [...]

Publicado Revista Superpedido,

ano IX n. 45 agosto/setembro de 2013.

A Book Literally Made of Clichés.

Did you know cliché is drawn from
a French printing term? A cliché was
a printing plate cast from moveable type which, interestingly, was also called a stereotype. Instead of setting letters individually to form words, it saved time to have whole pre-made words cast [...]

Publicado na Desktop Mag,

em 31 de julho de 2013.

Gustavo Piqueira:
a transformação dos clichés em clichés.

Cliché é um chavão. É um lugar-comum, são frases repetidas tantas vezes que se tornaram banais
e previsíveis. Longe dessa vulgaridade, o brasileiro Gustavo Piqueira, com mais de 200 prémios de design gráfico à frente da Casa Rex, pegou [...]

Publicado no blog P3,

em 26 de julho de 2013.

Um tributo
ao velho clichê.

Publicado no Revista Brasileiros,

em agosto de 2013.

Comendo Design
#9 – Livro Clichês Brasileiros.

Como havia falado pelo instagram
na semana passada, vamos falar
um pouco sobre o livro do Gustavo Piqueira e conhecer um pouco sobre
o autor. [...]

Publicado no MarcoZero,

em 29 de setembro de 2013.

Gustavo Piqueira fala sobre Clichês Brasileiros, seu livro mais recente.

Entrevistar Gustavo Piqueira dá um pouco de medo. Conhecido por um humor ácido que é bem característico em seus livros, o designer publica e comenta os xingamentos que recebe nas redes sociais em seu site pessoal. “Pense duas [...]

Publicado no Design Brasil,

em 23 de julho de 2013.

É, sem dúvidas,
um dos trabalhos gráficos, em livro, mais bonito que já me caiu em minhas mãos recentemente.

Acredito que Augusto de Campos
é o escritor brasileiro mais culto
ainda vivo. Notei isso após lê-lo,
ter contato com suas ideias [...]

Publicado no Blog do Neófito,

em 21 de maio de 2015.

Clichês Brasileiros recebe três prêmios internacionais.

O livro Clichês Brasileiros, de Gustavo Piqueira, publicado pela Ateliê recebe três prêmios de Design [...]

Publicado no blog da Ateliê Editorial,

em 30 de janeiro de 2014.

Espaço Mix – Matéria – Gustavo Piqueira.

Publicado no site Programa Espaço Mix, em 03 de setembro de 2013.

Gustavo Piqueira fala sobre Clichês Brasileiros.

Publicado em Ateliê Editorial, em 16 de agosto de 2013.

You learn something new every day…

“You learn something new every day.” It’s a cliché. And the word cliché actually comes from a printing term.
It originated in the days when printing was done using metal blocks with individual letters arranged to form
the words in. [...]

Publicado no Potts Print (UK),

em 23 de julho de 2013.

Clichês Tipográficos [Gustavo Piqueira].

Mais uma publicação, desculpe
o clichê (ups!), imperdível do Gustavo Piqueira. Dessa vez a ideia foi compor uma narrativa visual, usando “apenas” clichês tipográficos, para contar
a história do Brasil. [...]

Publicado no Designices,

em 18 de julho de 2013.

Clichés of Brazil.

Brazilian designer Gustavo Piqueira’s new book uses early 20th century printers’ ‘clichés’ to address stereotypical views of his country
and its history. [...]

Publicado na Creative Review,

em 22 de julho de 2013.

A história do Brasil por meio de antigos clichês tipográficos.

Recebemos um livro muito bacana: “Clichês Brasileiros.” O livro tem um formato de 23×27 e a capa tem uma lâmina de madeira impressa em serigrafa [...]

Publicado na Design Culture,

em 02 de agosto de 2013.