compre

EM BREVE

O ‘Diagrama-Glossário Gráfico-Anatômico’,  apresenta um jogo verbo-visual com palavras comuns a dois universos bem distintos: jargões de impressão gráfica cuja origem vem de verbetes relativos ao corpo humano — ‘bigode’, por exemplo, aparece aqui como ‘uma linha de enfeite que se coloca debaixo de um título’; já ‘bexiga’, uma ‘mancha amarela do papel’; “estômago”, “a parte ou cavidade dos cilindros das máquinas de impressão”. Os termos e seus significados foram retirados das três obras sobre o tema publicadas no Brasil: Dicionário de Termos Gráficos (1936), de Arthur Arezio;  Dicionário de Artes Gráficas (1958), de Frederico Porta; e Dicionário do livro (1998), obra portuguesa de Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão, editada no Brasil pela EDUSP em 2008.

 

Ele se desdobra como uma sanfona, revelando frente e verso de um ‘atlas’ gráfico-anatômico cuja representação do corpo humano provém do célebre De humani corporis Fabrica, obra que teve sua primeira versão editada em 1543, em Munique, pelo médico Andreas Vesalius.

 

A ideia partiu de Plinio Martins Filho, mais de dez anos atrás, quando este manifestou a vontade de editar uma espécie de pequeno dicionário de termos gráficos com nomes provenientes da anatomia. Foi necessário, contudo, esperar pela auspiciosa conjunção de acontecimentos trazida pela primavera de 2017 para que a obra, finalmente, viesse à tona.

 

Seu título completo, “versão resumida, assistemática e provavelmente imprecisa de termos gráficos”, evidencia a despretensão do projeto e justifica a presença de alguns termos não-anatômicos, como "casado" e "enforcar"; bem como prováveis confusões nas indicações de detalhes técnicos — a seta do verbete "estômago" talvez esteja apontando para outro órgão; ou aquilo descrito como "nervo" não seja, de fato, um nervo. Nada disso, porém, deve ser visto como erro ou problema: afinal, a ideia aqui é outra.

Livro sanfonado

40 x 15 cm fechado

capas impressas em serigrafia, 2 x 0 cores,
sobre Horlle Color Face Rosa; miolo em 4 x 4 cmyk
no papel Offset 180 g/m
2

2017

Com-Arte – Editora Laboratório do Curso
de Editoração/ ECA-USP

500 cópias

40 x 90 cm aberto

Diagrama-Glossário Gráfico-Anatômico

GUSTAVO PIQUEIRA

SOBRE

CONTATO

gustavo@casarex.com
11 3862.7770 / 3803.7010